PUBLICIDADE

[Especial 2014 - Parte 4] Filmes Sobre o Golpe Militar de 1964

31 de mar. de 2014

Hoje 31 de Março, "comemora-se" o Golpe Militar de 1964. Então para você leitor que quer saber mais sobre o que foi o Regime, e sair das aulas de história da escola, uma lista de mega filmes sobre a ditadura e vale a pena assistir esses filmes. Fazendo uma resenha geral, todos são super emocionantes, alguns tem cenas fortes, mas são feitos para refletir um grande marco da história brasileira.

“A Memória Que Me Contam”

Contando no elenco com Irene Ravache, Simone Spoladore, Otavio Augusto e o ator italiano Franco Nero, o filme gira em torno de uma ex-guerrilhera, ícone do movimento de esquerda, que é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Na obra, a diretora Lúcia Murat traz a público uma história muito particular, envolvendo não apenas a experiência por ela vivida em decorrência da morte de uma velha amiga, Vera Sílvia Magalhães, mas também as dúvidas que rondam sua mente.

“Caparaó”

Grande vencedor brasileiro do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários em 2006 e dirigido por Flavio Frederico (de “Em Busca de Iara”), “Caparaó” retrata a primeira tentativa de luta armada contra o regime militar implantado em 1964 no Brasil. Em 1966, no alto da Serra do Caparaó, uma região montanhosa localizada na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, um grupo formado em sua maioria por ex-militares expurgados pelo regime se instalou em condições precárias, na tentativa de preparar o que seria uma grande reação nacional contra a ditadura militar.

"15 Filhos" 

Retrata a época da ditadura militar no Brasil por meio da memória de infância dos filhos de militantes presos, mortos ou desaparecidos. Os depoimentos, dentre os quais se incluem os das diretoras do documentário, Maria Oliveira e Marta Nehring, revelam que alguns fatos são comuns: a incerteza quanto ao nome verdadeiro dos pais; o mundo dividido entre o bem e o mal; o período em que passaram presos; e a impossibilidade de compartilhar os acontecimentos com os demais membros da família. Estão incluídas também imagens da queda do presidente Salvador Allende, no Chile, e das dependências da delegacia de polícia, no bairro paulistano do Tatuapé, onde ficavam presas as famílias dos torturados políticos.


“Ação Entre Amigos”

O longa-metragem do diretor Beto Brant expõe o dilema de quatro ex-militantes do período de resistência à ditadura militar e a possibilidade de se depararem, anos mais tarde, com o torturador do passado. Quatro personagens diferentes, quatro perfis de ex torturados diferentes que misturaram conformismo com sede de vingança e travaram, pouco a pouco, um debate sobre anistia e justiçamento.

“Em Busca de Iara”

Com estreia no circuito comercial brasileiro em 28/03, “Em Busca de Iara” resgata a trajetória excepcional da guerrilheira Iara Iavelberg através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, também como roteirista e coprodutora do filme. Iara Iavelberg foi uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura. Vivendo uma rotina de sequestros e ações armadas, era a companheira do ex-capitão Carlos Lamarca, tornando-se um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, aos 27 anos, a um suicídio.


“Batismo de Sangue”

O filme é baseado no livro homônimo de Frei Betto que foi lançado originalmente no ano de 1983, e vencedor do prêmio Jabuti, “Batismo de Sangue” se passe em finais dos anos 1960, quando um convento dos frades dominicanos em São Pulo torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, cinco religiosos passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.


Espero que tenham gostado das dicas e lembrando que os filmes são para maiores de 14 anos, pelo fato de muitos ter cenas bem fortes.
Abraços e até a próxima!
Texto por Grazi
Curta nossa página no Facebook
Estamos no Orelha de Livro




Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

1 comentários:

Isabella Marques disse...

Acabei de anotar todos os nomes! Adorei o tema dos filmes e adorei saber que eles existem! Fiquei louca pra ver, e pode ter certeza que no próximo feriado que tiver, eu vou estar em frente a TV vendo todos eles.
Beijinhos, Isa.

Heart of Sunday
Facebook

Postar um comentário




 
Top